Quando alguém lembra em vozes mais graves, costuma associar a pessoas reservadas e isso acaba impactando na atitude das pessoas, com comparações baseadas em outras experiências
Uma voz doce geralmente está ligada à uma mulher delicada e jovem, mas isso pode ser explicado pelas influências de diversos meios. Lembrando que as cordas vocais amadurecem ao longo do tempo, principalmente na adolescência. Outros fatores externos como um resfriado e rouquidão repentina também são capazes de alterar momentaneamente o julgamento alheio.
Essa ideia de que as vozes impactam na percepção não é apenas uma coincidência. Há uma relação devido à cultura que influencia a interpretação de determinados gestos e tom ao falar com certeza faz parte da postura. Dessa forma, cientistas pesquisaram o quanto esse fator influencia a escolha dos indivíduos por um parceiro, profissional ou amigos, comprovando a causalidade.
Um estudo comprovou que a voz pode ter uma relação com a personalidade
Um outro estudo publicado no Journal of Research in Personality, da Alemanha, reforçou a análise dos especialistas. Em uma amostra de pessoas diferentes, foi possível identificar que a voz tem um peso relevante no estabelecimento de laços sociais. Seja em uma entrevista de emprego ou na balada paquerando alguém, apresenta-se como um elemento que atrai atenções.
Não é à toa que existem profissões, como a do locutor, que exigem um padrão vocal e que os cantores também precisam cuidar dessa característica. De maneira objetiva, a pesquisa apontou que pessoas com vozes profundas e graves mostravam-se dominantes e até abertas ao sexo casual. Porém, os autores da publicação alertam que outros detalhes continuam sendo importantes na convivência em sociedade, em busca pelo status de pertencimento.Edital Concursos Brasil
0 Comentários