Agentes de endemias visitaram comércios e residências no Conjunto Morada do Morro, reforçando a importância da conscientizaçãoA Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã deste sábado, 19/11, Dia Nacional de Combate a Dengue, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
"Com a volta das chuvas, os riscos de focos de dengue têm aumentado e nós sabemos que a prevenção é o melhor remédio. A gente está fazendo um trabalho de conscientização pedindo para a população nos ajudar a manter a cidade limpa, assim a gente tem um fator proteção a mais contra a dengue", reforça o prefeito.
Durante toda manhã, agentes de endemias fizeram vistorias na região, conversaram com os moradores e comerciantes e entregaram folders educativos para a população.
De acordo com o gerente de endemias, Cleber Marques, essa já é a quarta ação da SMS neste mês e tem como objetivo mobilizar a população para eliminar os criadouros do mosquito.
Ele reforçou que a população deve estar atenta nesta época, porque o calor e as chuvas de verão formam um ambiente ideal para a reprodução das larvas do mosquito.
"É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Medidas como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água, lavar com esponja potes de água e alimentos", reforça Cleber.
A SMS informa que o cenário da dengue em Senador Canedo é estável. Neste mês, foram registrados 18 casos. Nos últimos dois meses a média foi de 40 casos confirmados de dengue.
A ação foi muito bem recebida pela população. "Cada um tem que fazer a sua parte. A gente faz a nossa parte e as autoridades fazem as deles", diz a aposentada Melani Pereira, de 60 anos.
O comerciante Juliano Magalhães, de 39 anos, também fez questão de parabenizar a ação e o prefeito Fernando Pellozo."Todos os prefeitos deveriam fazer isso. É o exemplo que está vindo lá de cima", comenta.
Também participaram da caminhada equipes da Defesa Civil. Por Géssica Veloso / Fotos: Xande Manso
0 Comentários