Iniciativa faz parte da Rota da Fruticultura em Goiás com cursos de processamento de frutas e fabricação de doces, numa parceria da Prefeitura com Governo de Goiás, UFG e EmaterO Curso sobre Processamento de Goiaba e Maracujá (Fabricação de doce em pasta, corte e geleia) aconteceu nos dias 20 e 21/3.
A iniciativa faz parte do Projeto Rota da Fruticultura, uma parceria da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o Governo de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Emater.
O foco do trabalho é desenvolver a fruticultura na Agricultura Familiar, além de fomentar a renda dos produtores, ensinando a desenvolverem produtos com o excedente das frutas para comercializá-los. Estão sendo ensinadas todas as etapas da produção, incluindo controle de qualidade, como higienização, esterilização, formação de preço e inclusão do produto no mercado.
Participam da formação o professor Dr. Waldemiro Alcântara, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia e as professoras: Drª Clarissa Damiani e Drª Fernanda Salamoni da Faculdade de Agronomia, da Universidade Federal de Goiás. “O objetivo é capacitar pequenos produtores, incentivar o desenvolvimento de produtos que tem apelo comercial. Participam principalmente mulheres, idosos, pessoas que estão agregadas no cultivo, ajudando na geração de renda da família”, destaca o professor Alcântara. Na ocasião, os participantes receberam mudas frutíferas prontas para o plantio.
Profissionalização
O curso é realizado em três etapas, sendo o primeiro dia reservado para as aulas práticas, com todas as etapas, escolha dos produtos, higienização das frutas e utensílios, manuseio, até a colocação dos doces na embalagem específica para venda. No segundo dia, a capacitação é sobre Formação do Preço de Venda, trazendo informações sobre mercado, e estimativa de preço de produção e preço final para ser aplicado na comercialização.
Entre os participantes dos cursos, a enfermeira Ana Paula Barbosa, que tem uma pequena propriedade em Senador Canedo. “Soube da iniciativa, vim fazer com a expectativa na geração de renda, e que possibilite sustentabilidade a minha propriedade. Me surpreendi, foram aulas muito didáticas, muito bem explicado, ótimo conteúdo”, enfatiza.
O secretário municipal de Agricultura Vilmar Lima destaca a parceria como investimento. “Nossos esforços são sempre em melhorar a vida dos produtores rurais, e consequentemente de toda a população de Senador Canedo, ações assim serão contínuas”, concluiu Vilmar.
Informações por Marcela Aires
0 Comentários