Medida é uma ação preventiva após ataques e ameaças frequentes nas últimas semanas
O Governo Federal criou um canal virtual na internet para receber denúncias de ataques contra escolas. A plataforma ‘Escola Segura’ já está disponível por meio do gov.br.
A medida é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a organização não-governamental SaferNet Brasil. As informações enviadas por usuários serão analisadas pela equipe do Ciberlab da pasta.
O MJSP explica que as denúncias são anônimas, portanto, não será exigido identificação. Para averiguar as ameaças, 51 chefes de delegacias de investigação, 89 chefes de agências de inteligência (incluindo Polícias Militares e Civis estaduais) e 25 policiais federais vão atuar no monitoramento.
A empresa parceira da ação, a SaferNet, detalhou em nota que o sistema é rápido e seguro, além de fácil preenchimento. Pode ser feita a denúncia de sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis, dentre outros conteúdos que levantem suspeitas.
Ainda de acordo com a organização, assim que a comunicação é recebida, os links são automaticamente cruzados com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.
A medida é uma ação preventiva em relação aos diversos ataques e ameaças que ocorreram no Brasil desde o dia 27 de fevereiro, quando uma professora foi esfaqueada e morta por um aluno dentro da sala de aula, em São Paulo, três professores e dois estudantes ficaram feridos. Outro ataque tirou a vida de quatro crianças em uma creche na cidade de Blumenau em Santa Catarina no dia 05 de março, o autor foi um homem, de 25 anos, sem vínculo com a instituição.
0 Comentários