Estudantes de nove escolas da capital elegem 35 representantes para o projeto, implantado na gestão do presidente Romário Policarpo. Diplomação dos eleitos será em novembro
O Parlamento Jovem, iniciativa da Câmara de Goiânia em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, nesta sexta-feira, 27, as eleições dos 35 vereadores mirins que participarão do projeto em 2023. A votação ocorreu em nove escolas da capital, oito municipais e uma federal.
A diplomação simulada dos vereadores mirins eleitos será no dia 6 de novembro, às 13 horas, no Plenário do TRE-GO. O Parlamento Jovem foi implantado na gestão do atual presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota).
Nesta edição, 99 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental se candidataram às 35 vagas. Ao todo, 2.475 eleitores foram às urnas para eleger os representantes de cada escola. O resultado da votação será divulgado na próxima segunda-feira, 30.
Na Câmara, os integrantes do Parlamento Jovem vivenciarão a realidade do Legislativo municipal. Entre as atividades previstas, estão palestras sobre o funcionamento da Casa, visitas a comissões temáticas, acompanhamento de sessões no Plenário e votações simuladas de projetos de lei.
Após compreenderem a dinâmica do processo legislativo, os estudantes trabalharão na elaboração de propostas, que poderão ser aproveitadas por vereadores goianienses.
Ao fim das atividades, a Câmara promoverá Sessão Especial de encerramento do Parlamento Jovem 2023, com entrega de certificado aos participantes.
Participaram das eleições do Parlamento Jovem as seguintes escolas: Escola Municipal Presidente Vargas; Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira; Escola Municipal Coronel José Viana; Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista; Escola Municipal Vicente do Prado Rodrigues; Escola Municipal Nadal Sfredo; Escola Municipal Dom Tomás Balduíno; Escola Municipal São José; Colégio de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG).
0 Comentários