Com objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços, o Departamento Estadual de Trânsito implanta a liberação digital dos veículos recolhidos aos pátios em Goiás
A partir de agora o proprietário pode fazer todo o procedimento pelo Portal Expresso (https://expresso.go.gov.br) e se deslocar apenas para buscar o veículo no pátio.
O novo serviço já está em funcionamento e dispensa a necessidade de atendimento presencial nas unidades da sede, Ciretrans ou Vapt Vupts. Ao acessar o Expresso e fazer o login na conta Gov, o proprietário consegue quitar os débitos relativos ao IPVA, às multas, licenciamento, pátio e guincho. Após a confirmação do pagamento, se não houver nenhuma pendência administrativa, o sistema gerará o Termo de Liberação, que deverá ser impresso e apresentado no endereço indicado para a retirada do veículo.
A orientação do presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, é que ao utilizar o serviço o usuário opte pelo pagamento via Documento Único de Arrecadação (Dua), pois o tempo de compensação é de cinco a dez minutos. Já os pagamentos via boleto bancário podem levar até 72 horas para constarem no sistema, dependendo da instituição financeira em que foi feita a quitação.
“Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão que passa a ter o Detran-GO na palma da mão. Estamos investindo em tecnologia e em simplificação de procedimentos”, ressalta o presidente ao lembrar outros serviços que ganharam versões digitais recentemente, como o chatbot “Anna” e o recurso de multa 100% on-line.
Como fazer
Para fazer a liberação do veículo pelo Portal Expresso, o proprietário deverá ter, no mínimo, selo prata. Ele deve entrar no portal com a conta Gov e selecionar a opção “Consultar veículo”.
O sistema irá listar todas as opções cadastradas no seu CPF para que ele selecione a placa desejada. Em seguida aparecerá “Veículo apreendido”. Basta então clicar em “Obter liberação”, emitir as guias e efetuar o pagamento de todos os débitos (IPVA, pátio, guincho e demais pendências).
Após a quitação, o botão para “Baixar termo” será habilitado. Com o documento em mãos, o proprietário deverá procurar o pátio para fazer a retirada do veículo.
Se o veículo tiver pendências administrativas, como alteração de característica, ou outras irregularidades, é necessário saná-las para conseguir o termo de liberação. Nesses casos, a liberação não poderá ser feita on-line. O usuário deverá procurar atendimento presencial. Valer ressaltar, que a liberação digital só está disponível para o proprietário do veículo.
0 Comentários