Falta de atenção com a saúde pode permitir avanço do problema e o surgimento de complicações
Em meio a campanha Novembro Azul, a atenção e os cuidados são voltados para o combate e a prevenção do câncer de próstata, que, no Brasil, é o mais incidente nos homens. Mas quando o assunto é saúde masculina, esse não é o único problema que costuma ser deixado de lado por esse público. As varizes, por exemplo, estão longe das preocupações da maioria deles, mas podem ter graves consequências.
Dor, peso, cansaço nas pernas ao final do dia, inchaço na região dos tornozelos e canelas são alguns dos sintomas mais comumente apresentados pelos homens que têm varizes. Embora o problema seja mais frequente nas mulheres, dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular comprovam que cerca de 30% da população masculina brasileira também sofre com ele.
Dar pouca atenção à saúde ainda é um hábito recorrente por parte de muitos homens, o que pode causar a descoberta tardia de várias doenças. Situação que não é diferente no caso das varizes, como explica o Dr. Romualdo Maffra, médico e angiologista do TOTUM Saúde. "As varizes aparecem quando as veias não conseguem levar o sangue de volta ao coração como deveriam, fazendo com que essas estruturas dilatem progressivamente e fiquem tortuosas. Quando as varizes se agravam, podem dar origem a tromboflebite ou até a embolia pulmonar, entre outras coisas", alerta o especialista.
A recomendação médica é que seja realizado um acompanhamento especializado especialmente com o avançar da idade ou sempre que surja qualquer sintoma. "Tratar precocemente é sempre a melhor saída. Mecanismos simples como meias de compressão podem ajudar a impedir complicações. Outras possibilidades são a escleroterapia e o laser transdérmico, além da cirurgia a laser para os casos mais graves. Isso sem falar em mudanças de hábitos como ter uma vida ativa e evitar passar longos períodos em pé ou sentado", explica Dr. Romualdo.
O especialista reforça que, para que a musculatura das pernas consiga estimular o retorno do sangue e evitar o surgimento de varizes, é preciso manter uma vida saudável com a prática de exercícios físicos regulares.
O Dr. Romualdo, médico e angiologista do TOTUM Saúde, resume suas principais orientações sobre o tratamento e prevenção das varizes:
· Realizar acompanhamento médico especializado, principalmente com o avanço da idade ou ao surgirem sintomas.
· Tratar precocemente as varizes para evitar complicações.
· Utilizar meias de compressão para estimular a circulação e prevenir o avanço do problema.
· Optar por tratamentos como escleroterapia, laser transdérmico ou cirurgia a laser para casos mais graves.
· Manter uma vida ativa e evitar passar longos períodos em pé ou sentado.
· Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer a musculatura das pernas e facilitar o retorno do sangue ao coração.
0 Comentários