6/recent/ticker-posts

Moradores de Senador Canedo podem destinar parte do imposto a fundos municipais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos


Programa permite destinar parte do IR devido aos Fundos Municipais da Criança e Adolescente e do Idoso; doação não custa nada a mais para o contribuinte

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), inicia campanha visando informar e conscientizar a população sobre importância de doar para fundos municipais parte do valor pago no Imposto de Renda, através do programa Imposto de Renda Solidário.

O programa permite que os contribuintes destinem, pelo modelo completo da declaração, recursos aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, financiando projetos sociais realizados no município. Contribuintes têm a oportunidade de transformar parte desse valor em ajuda concreta que beneficia crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Através do Imposto de Renda Solidário, quem optar pela declaração no modelo completo pode destinar até 3% do valor devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMPI). E O melhor: isso não gera custo extra, pois o valor é descontado do próprio imposto a pagar ou aumenta a restituição.

Como funciona?

O processo é simples e pode ser feito diretamente no programa da Receita Federal:

Na aba "Doações Diretamente na Declaração", selecione o fundo de Senador Canedo.

Informe o valor desejado (dentro do limite máximo de 3% do IR devido).

Gere o DARF e pague até o prazo final da declaração (geralmente 30 de maio).

Onde o dinheiro é aplicado?

Os recursos arrecadados são usados em projetos como:

Cestas básicas e kits escolares para famílias carentes.

Atividades socioeducativas para crianças e adolescentes.

Apoio a abrigos e centros dia para idosos.

Segundo a Gerência de Apoio aos Conselhos Municipais, os recursos arrecadados por meio das doações ajudam a viabilizar programas voltados ao bem-estar e à inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Todos os projetos são acompanhados e fiscalizados pelos conselhos municipais, garantindo a correta aplicação dos recursos.

"É uma chance de o contribuinte ver seu imposto sendo investido diretamente na sua cidade, ajudando quem mais precisa", explica Julia de Souza Moreira Cardoso, da Gerência de Apoio aos Conselhos Municipais.

A orientação da Prefeitura é que, em caso de dúvidas, os contribuintes entrem em contato com seus contadores ou procurem a Gerência de Apoio aos Conselhos Municipais, pelo telefone (62) 3275-3000.

Informações via Tayná Luli

Postar um comentário

0 Comentários